Eventos da Coletividade Helênica De São Paulo

Páscoa Grega​
Festa da Independência

Durante o ano a Coletividade Helênica realiza diversos eventos, com o objetivo de reunir a comunidade grega, amigos, e simpatizantes pela cultura helênica. A cada ano ao número de apreciadores dos eventos da CHSP só aumento, e sempre são um sucesso. Entre os eventos realizados os mais famosos são:

Festa da Independência – 25 de março

A data nacional de independência da República Helênica instaurada foi 25 de março de 1821. Todo dia 25 de março, o fato histórico é lembrado como feriado nacional na Grécia e lembrado pelos gregos presentes nos quatro cantos do mundo.

Páscoa Grega

A festa da Páscoa Ortodoxa Grega promovida pela Coletividade Helênica de São Paulo em parceria com a catedral ortodoxa grega de São Pedro, é uma festa bastante apreciada pela comunidade grega e por amigos, é um evento bastante familiar, com muita música, dança e comida grega.
Tradicionalmente as famílias se reúnem e todos levam suas comidas e as compartilham, fazendo desse dia um momento de confraternização, e comemoração da Ressurreição de Cristo! A festa não tem uma data fixa e não segue o mesmo calendário católico romano como no Brasil.

Dia do OXI – 28 de outubro

O Dia do Não (em grego: Επέτειος του «’Οχι») é celebrado pela Grécia, Chipre e pelas comunidades gregas ao redor do mundo no dia 28 de outubro de todo ano, para comemorar a rejeição do primeiro-ministro Ioannis Metaxas (em poder de 4 de agosto de 1936 a 29 de janeiro de 1941) ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini em 28 de outubro de 1940, iniciando a Guerra Greco-Italiana, parte da Segunda Guerra Mundial.
E tradicionalmente, essa Festa também é celebrada todos os anos pela Coletividade Helênica de São Paulo junto à comunidade helênica e amigos apreciadores da cultura grega.

Festival de Cinema Grego

Em 2016, a Coletividade Helênica, em parceria com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a Greek Film Archive, promoveu no mês de novembro a 1a mostra de Cinema Grego. Desde então, esse festival já virou tradição com várias edições e entrou no calendário dos cinéfilos paulistanos e só tem crescido em números de publico e adeptos.
Todos os anos durante quase dez dias, no mês de novembro são exibidos filmes gregos na Cinemateca Brasileira e Cinesesc, sendo que toda programação na Cinemateca é gratuita. Além de autoridades e artistas, também são recebidos renomados diretores de cinema e artistas gregos. Durante a cerimonia de encerramento, é realizado também um festival grego, oportunidade em que são vendidas comidas e ouros produtos típicos gregos (muitas vezes preparados por integrantes de nossa comunidade) e apresentações de danças típicas gregas também são apreciadas por milhares de pessoas.

Confira as fotos dos nossos últimos eventos