Salonica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus lobortis maximus consectetur. Nam augue tortor, luctus at ligula quis, lobortis.

Salonica,[2][3] também conhecida como Tessalónica (português europeu) ou Tessalônica (português brasileiro) (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; “vitória sobre os tessálios”) é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia. Em 2011, a população da área metropolitana era de 1 104 460, dos quais 788 952 na cidade propriamente dita e 325 182 no município.[1]

O nome Salonica, antigamente mais comum e usado em vários idiomas europeus, deriva da variante Σαλονίκη (Saloníki) em grego popular. Outras denominações historicamente importantes incluem سلانيك, em turco otomano, e Selânik, em turco moderno; Солун (Solun), nas línguas eslavas da região; Sãrunã em arromeno; Selanik em ladino.

O orago santo padroeiro da cidade é São Demétrio de Salonica e o seu santuário, a Igreja de São Demétrio (Hagios Demetrios), está classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras músicas gregas