Existem muitas razões pelas quais Mykonos, uma das ilhas gregas mais famosas, é bem conhecida entre turistas e jet-setters de todo o mundo. Embora suas deslumbrantes águas turquesa, comida deliciosa, belezas naturais e cenário de festas de nível internacional sejam suficientes para fazer você se apaixonar pela Ilha dos Ventos, a fantástica história do pelicano Petros (Pedro) vale bem a pena ser descoberta.
Em 1958, um pescador coletou e cuidou de um jovem pelicano ferido que pousou perto de seu caique (um pequeno barco de pesca) na costa de Mykonos. Durante sua recuperação, o pelicano se acostumou tanto com os humanos que começou a vagar pelas ruas e passou a fazer parte da vida cotidiana em Mykonos, apoiado pela população local.
Não demorou muito até que os habitantes locais dessem ao pelicano um nome, Petros, que, de acordo com a lenda local, era o nome que o pescador queria dar a um filho caso tivesse a sorte de ter um. Depois disso, o adorável pelicano se tornou o mascote não oficial da ilha.
Aparentemente, o pássaro até se tornou um assunto de disputa, quando de repente desapareceu de Mykonos e foi visto na ilha vizinha de Tinos. Os moradores começaram uma campanha para resgatar seu pelicano e Petros acabou voltando para casa em segurança. O Petros original morreu em 1985.
Ouvindo a história de Petros, Jackie Kennedy-Onassis doou uma pelicana fêmea, chamada Irini, ao povo de Mykonos, enquanto o Zoológico de Hamburgo deu à ilha outro jovem pelicano macho, que herdou o nome de Petros. Desta forma, um pelicano chamado Petros sempre vagará pelas ruas da cidade de Mykonos.
Hoje, três pelicanos chamam o município de casa, Irini, Petros e um mais jovem chamado Nikolas.
Para Mykonos, Petros é muito mais do que uma atração turística; ele faz parte do legado compartilhado das pessoas e do legado duradouro de Mykonos nos corações das pessoas aos redor do mundo.
Foto de abertura: br.blastingnews.com – Fonte: www.karmagroup.com/blog